sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Cordeiro na panela: uma deliciosa e exótica opção

Desde a Antiguidade, o cordeiro é uma das receitas mais conhecidas da cozinha árabe. Historicamente, ele é um prato festivo. Para os fenícios, o consumo desta carne devia ser limitado e reservado, sobretudo à mesa real e às cerimônias do culto. Na Grécia Antiga, era a peça mais importante da mesa. Também em Roma, os banquetes dispunham do animal inteiro e recheado.

No Brasil, a história é outra. Por aqui, o reinado sempre foi do cabrito, cria da cabra e do bode, espécies naturalmente adequadas ao nosso clima quente. A nossa tímida criação de cordeiro, que é o filhote do carneiro com a ovelha, esteve ligada apenas à extração de lã, não ao abate. Somente a partir de 1980 sua carne, de cor rosada, sabor adocicado e de gordura clara, começou a ser valorizada na cozinha brasileira. Hoje a criação nacional ainda é pequena e boa parte dos cordeiros que comemos vem do Uruguai, um dos maiores exportadores da categoria. A qualidade reconhecida de seu produto tem interferência direta das condições climáticas e de relevo favoráveis à criação de raças específicas para o consumo, como a Ille de France e a Texel.


O Cordeiro na Panela é servido todas as sexta-feiras na Churrascaria do Gaúcho. Venha experimentar esse delicioso prato, você não vai se arrepender. ;)

Fontes de pesquisa: Infobibos e IG

Nenhum comentário:

Postar um comentário