segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Como acender uma churrasqueira

Uma das tarefas que mais causam polêmicas nas rodas entre amigos naquele dia de sol. Qual a melhor maneira para acender uma churrasqueira?

Receitas não faltam. Álcool em gel, pão banhado a álcool, papel higiênico com óleo de cozinha... São inúmeras formas para acender, mas todas têm seus prós e contras.

Lembre-se que lidar com fogo exige certos cuidados de segurança, para evitar acidentes ou ferimentos. Uma pequena fagulha que caia num frasco de álcool pode causar uma explosão. Um simples pedaço de plástico que caia dentro de uma churrasqueira provocará a liberação de gases tóxicos que poderão causar mal estar e dor nos olhos de quem estiver por perto. Antes de acender o fogo, verifique se não há crianças por perto, nem qualquer produto inflamável.

Primeiramente o carvão deve ser de boa qualidade. Importante verificar se o carvão comprado tem o selo do Inmetro, instituto que verifica a procedência dos produtos e garante a sua qualidade. Pegue o carvão e espalhe por toda a churrasqueira. Deixe uma pilha de carvão maior do que outra em um canto da churrasqueira, assim um lado a carne assa mais devagar e por completa e o outro lado assa melhor a parte de fora, valorizando assim o tipo do churrasco mal passado.

Feita a pilha vamos ao que interessa. As receitas mais variadas podem dar certo, mas existem as maneiras mais práticas.

Papel Higiênico e óleo
Encharque o carvão com álcool ou óleo. Faça o mesmo com um pedaço de papel higiênico que caiba na sua mão com óleo de cozinha, preferencialmente de soja, e jogue no carvão.  Assim que começar a pegar fogo, abane até manter a brasa.
Prós –  Pega fogo rápido
Contra -  Faz uma fumaça escura  altamente tóxica e precisa abanar para manter a brasa.

Rolo de Jornal ou sistema vulcão
É praticamente a mesma forma de acender com o papel higiênico, porém usando o álcool ao invés do óleo de cozinha. Enrole em volta de uma garrafa várias tiras de jornal, tomando o cuidado de não fechar a parte superior ou a inferior do objeto.  Após enrolar uma camada espessa de papel, retire o objeto, formando assim um canudo de papel. Coloque esse canudo no centro da churrasqueira e envolva-o com carvão, por dentro e por fora.
Prós – O fogo dura mais, ajudando a brasa.
Contra – Além da fumaça tóxica, o nome já diz “Sistema Vulcão” porque a fumaça joga bastante cinza, além de ser tóxica também. Além disso, sua carne também pode ser contaminada pelas más notícias contidas nos jornais :P

Pão e álcool
Embeba em álcool um pedaço de pão, de preferência amanhecido. Coloque-o dentro de um pequeno monte de carvão e cubra-o com mais carvão. Jogue um pouco mais de álcool sobre esse monte e depois ponha fogo.
Prós – Pega fogo rápido, de forma uniforme
Contra – Precisa abanar bastante para manter a brasa

Álcool. Apenas isso
Encharque o carvão já na churrasqueira com bastante álcool. A medida é para cada quilo de carvão, meia garrafa de álcool. O álcool diluído, de 46ºGL, não serve. Os melhores são de 92ºGL ou mais. Se for utilizar o álcool em gel, a medida é uma garrafa para um saco de carvão.
Após molhar o carvão, espere pouco mais de um minuto para que o álcool seja absorvido.  Jogue (de longe) um palito de fósforo. Aqueles de 45 cm são os melhores, pois mesmo com o movimento o fogo se mantém.  Não precisará abanar o carvão, pois com ele encharcado de álcool, a brasa se manterá sozinha.  Antes de botar sua carne para assar, espere 45 minutos para que a brasa se torne uniforme e as chamas diminuírem consideravelmente. 
Prós-  Não precisa abanar. Se feita da maneira certa, a brasa pega tranquilamente. Não tem fumaça tóxica, apenas do carvão e as cinzas ficam dentro da churrasqueira.
Contra – O risco de acidente caso o palito de fósforo seja jogado muito próximo da churrasqueira.


Acendedor automático
É uma espécie de ferro que, ao ligar na tomada, esquenta de maneira rápida, fazendo o carvão ficar em brasa em aproximadamente cinco minutos.  É muito fácil de usar. Apenas ligar à tomada e deixar o ferro entre os carvões da churrasqueira. Quando a brasa ficar forte, tire o acendedor.
Prós- É rápido e prático. Qualquer pessoa consegue usá-lo.
Contras – O fio é envolvido em um rolo de plástico, aumentando o risco de acidentes por conta da alta temperatura. O risco de curto-circuito também é grande por conta do mesmo problema. Para guardá-lo também 

Compreendeu as dicas? Se alguma dica ficou de fora e você pode nos ensinar deixe seu comentário nesse post, no final da página. Agora é fogo no carvão e bom churrasco. 

8 comentários:

  1. Olá, também pode se cortar o fundo de uma latinha de cerveja ou refrigerante e encher de álcool (somente o fundinho da latinha. Coloque essa latinha com álcool no centro da churrasqueira e envolva com carvão cercando a latinha coloque alguns pedaços de carvão por cima da latinha também, deixando somente um pequeno espaço para atirar o fósforo aceso. O álcool na latinha vai queimar vagarosamente e não de uma só vez mantendo sempre o fogo aceso.
    fica a dica.!

    ResponderExcluir
  2. Eu faço espetinhos a 5 anos, utilizo aquela bandeja de ovos de papelão, minha churrasqueira tem um metro de carvão corto 3 pedaços com dois bojos cada, coloco meio de álcool e completo com óleo de soja, compro mais barato dos comerciantes de frituras pago 5 reais em 5 litros, coloco as forminhas dos dois lados e uma no meio, acendo todas 3 a queima é lenta e continua e devido a queima de espalha pela churrasqueira, vendo em média 300 espetinhos por noite e nunca tive problema com fogo e nem acidente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa dica.. O querosene pode no lugar do álcool ou e tóxico?

      Excluir
    2. O querosene alem de extremamente perigoso, pode contaminar o carvão por ser derivado de petroleo, consequentemente sua carme ficara com cheiro e gosto de petroleo

      Excluir
  3. Gostei muito destas técnicas. Vou divulga-las por onde eu passar.

    ResponderExcluir
  4. Nossa usei o óleo com o papel higiênico e deu super certo a primeira vez que fiz fogo na minha vida kkkk

    ResponderExcluir